Programação Estruturada

Informações

Pré-requisito: -

Ementa

Conceito de problemas, instâncias e algoritmos. Bloco fundamentais de programação estruturada. Linguagem de programação imperativa: Estrutura de programa, Declarações, Principais Comandos. Representação de Dados na Forma de Vetores, Matrizes e Registros. Procedimentos e Funções. Passagem de Parâmetros. Recursividade. Ponteiros. Arquivos. Aplicações a problemas simples.

Objetivos

Ao final da disciplina o aluno deve:

  • Compreender o conceito de computação;
  • Conhecer o processo de elaboração de algoritmos e sua transformação em um programa de computador.
  • Conhecer os conceitos básicos de linguagens de programação e sistemas operacionais;
  • Compreender a linguagem de programação estruturada e a manipulação de arquivos.

Sumário

Conteúdo Programático

01. Algoritmos

Conteúdo

  • Algoritmo
  • Exemplos de Algoritmos
  • Linguagem Natural
  • Fluxograma
  • Pseudocódigo

02. Linguagem C

Conteúdo

  • História
  • Estrutura Básica
  • Características
  • Compilação
  • Mensagens do Compilador
  • Comentários
  • Boas Práticas

03. Tipo de Dados, Contantes e Variáveis

Conteúdo

  • Tipos de Dados
  • Modificadores de Tipos
  • Constantes Numéricas
  • Conversões entre Bases
  • Constantes Caracteres
  • Variáveis
  • Declaração de Variáveis
  • Atribuição de Valores

04. Entrada e Saída pelo Console

Conteúdo

  • Bibliotecas
  • Saída
  • Entrada
  • Funções getchar e putchar
  • Lendo e Imprimindo Cadeias de Caracteres
  • Função fgets

05. Operadores e Expressões

Conteúdo

  • Operadores de Atribuição
  • Operadores de Aritméticos
  • Operadores de Relacionais e Lógicos
  • Operadores com Bits
  • Operadores de Atribuição Composta
  • Operador Vírgula
  • Operador sizeof
  • Conversão de Tipos
  • Regras de Precedência

06. Comandos de Controle

Conteúdo

  • Bloco de Comandos
  • Comandos de Decisão
  • Laços de Repetição
  • Comandos de Desvio

07. Vetores e Cadeias de Caracteres

Conteúdo

  • Vetores Unidimensionais
  • Vetores Multidimensionais
  • Cadeia de Caracteres

08. Funções

Conteúdo

  • Forma Geral
  • Protótipos de Funções
  • Escopo de Variáveis
  • Parâmetros Formais
  • Recursão
  • Argumentos

09. Ponteiros

Conteúdo

  • Operações com Ponteiros
  • Declaração de Ponteiros
  • Operadores Especiais para Ponteiros
  • Atribuição de Ponteiros
  • Incrementando e Decrementando Ponteiros
  • Comparação de Ponteiros
  • Ponteiros e Vetores
  • Ponteiros e Matrizes

10. Estruturas

Conteúdo

  • Definições Básicas
  • Atribuição de Estruturas
  • Matrizes de Estruturas
  • Estruturas e Funções

11. Tópicos Avançados

Conteúdo

  • Ordenação
  • Insertion sort
  • Bubble sorte
  • Estruturas de dados básicas

Materiais

12. Entrada e Saída por Arquivo

Conteúdo

  • Fluxo de Dados
  • Funções de Entrada e Saída
  • Lendo e Escrevendo Caracteres
  • Testando Erros
  • Lendo e Escrevendo Cadeias de Caracteres
  • Entrada e Saída Formatada
  • Lendo e Escrevendo Arquivos Binário

13. Alocação Dinâmica

Conteúdo

  • Alocação Estática
  • Alocação Dinâmica
  • Tempo de Vida das Variáveis
  • Memória
  • Memory Leak
  • Dangling Pointer
  • Passagem de Parâmetros

Referência Bibliográfica

Principal

  • DEITEL, H.M. E Deitel P.J. “Como Programar em C”, 2a edição. LTC, Rio de Janeiro, 1994.